segunda-feira, 11 de maio de 2009

Entrando na 12ª Semana - Final da Gripe

Finalmente alguns comentários começaram a aparecer, hehehe.
Até então achava que eu postava pra ninguém além de eu mesma ler. hehehe
Ontem entramos na 12ª Semana, o comprimento do feto neste período é de aproximadamente 61mm e seu peso de 13g.
A face do bebê já tem aspecto humano. Os dedos das mãos e dos pés estão separados e as unhas continuam crescendo.
Ainda não é possível senti-lo, mas ele se movimenta bastante dentro do útero. A placenta agora é responsável pela sua nutrição.
A boca abre e fecha e pode sugar e engolir líquidos que o envolve. Seu corpo começa a produzir alguns hormônios.
Por volta dessa semana é possível em alguns casos ouvir os batimentos cardíacos do bebê em sua consulta médica.
Agora a mamãe já não sente enjôos, azias ou dores nos mamilos. Em algumas mulheres já se pode notar uma “barriguinha”, já que o útero cresceu um pouco.
A vontade de ir ao banheiro aumenta, já que o crescimento do útero comprime a bexiga.
Até aqui, um exame ultrassonográfico deve ter sido realizado para confirmar a idade gestacional (6ª a 12ª semana), para avaliar a viabilidade da gravidez e para medir a translucência nucal (10ª a 12ª semana).

Sexta feira faço a ultrassom para medir a translucência nucal. Desta vez já vou pedir para gravar já que meu bebezinho já tem “aspecto humano”.
Meu fim de semana foi bem turbulento, como já havia suspeitado, realmente peguei a gripe do Luis, sábado foi um dia terrível, já que passei muito mau da gripe sem poder tomar remédio, tentei entrar em contato com meu médico durante o dia, mas não consegui, tentei segurar a barra até a noite, mas por volta das 23h00 não havia conseguido dormir, com fortes dores de cabeça, além do congestionamento nasal. Coloquei a mão na teste e tinha certeza que estava com febre, me apavorei e lá vamos nós para a primeira emergência médica da gestação. O bebê que até então só conhecia o consultório do médico e a sala da ultrassonografia pôde também andar de táxi e conhecer o lado obscuro do PS.
Nessas horas que percebemos a falta de um carro, e decidimos colocar isso como o 1º item da lista de coisas a adquirir antes da chegada do bebê!
Graças a Deus não havia ninguém e logo fomos atendidos, e para minha maior tristeza ouvimos um triste. “Infelizmente não posso te receitar nenhum medicamento mamãe” meu mundo parecia desabar, pedi pra ela tirar a temperatura, e graças a Deus não estava com febre.
A pior parte de ter que enfrentar o PS é que praticamente temos que ensinar os médicos a fazerem seu trabalho.
Perguntei a ela se não havia nada que poderia tomar para dor de cabeça então e ela receitou paracetamol, perguntei se esfregar Vick Vaporub no peito podia e ela disse que sim. Pra quem ia sair do consutório do mesmo jeito que entrou, consegui receita para dois remédios que amenizaram meu problema durante a noite e finalmente conseguimos dormir.
Ontem já acordei melhor, e até com algum humor, fomos almoçar na minha sogra e o baby ganhou uma manta linda.
Tenho tido preguiça de tirar fotos, mas vou dar um jeito de mudar isso.
Como 1º dia das mães recebi parabéns da família do Luís e do meu pai. Tumtum tumtum.
Voltamos logo para casa já que não estava muito bem ainda, passei o dia a base de suco de laranja e hoje acordei quase sem nenhum sintoma de gripe, exceto é claro pela leve coriza.

Um comentário:

Flavia Manzoli disse...

Eu sou muito assídua ao seu blog, tá?! A partir de agora, sempre que entrar, vou dar um "oi" para registrar presença...hehehe
E trate de tirar fotos!!! Daqui a alguns anos, vc vai gostar de vê-las...bjsss