quarta-feira, 17 de junho de 2009

Estamos na 17ª Semana – Os primeiros movimentos.

Com 100g, o bebê agora mede 12cm.
Uma camada de gordura subcutânea (tecido adiposo) se forma para controle de temperatura do bebê, mas a pele continua translúcida.
O bebê boceja e já tem impressões digitais. A barriga da mamãe está bem arredondada. A partir dessa semana é possível sentir o bebê mexer.
Devido ao aumento da pressão sanguínea, poderá haver sangramentos em gengivas e nariz da mamãe. Não se assuste.

Mudanças físicas continuam a ocorrer, meus airbags estão cada vez mais insustentáveis.
Ontem tive que comprar um sutiã com sustentação, por que até minhas costas começaram a doer. Fico me imaginando mais pro final da gravidez e tenho medo de não caber mais em roupa nenhuma.

Ontem senti o bebê pela 1ª vez, todas as noites antes de dormir eu fico quietinha deitada na cama com as mãos abraçando o útero a espera de algum movimento. As vezes alguns gases passam por ali, mas nada que me fizesse acreditar que os movimentos eram do bebê. Mas ontem eu tive certeza que não eram gases.
Eu estava deitada com as mão na barriga já faziam alguns minutos, estava com os olhos quase fechados e foi quando eu senti, uma série e pequenos movimentos que se confundiam com as batidas do meu coração, me concentrei nos movimentos e tive a certeza de que era o meu bebê. Me subiu um arrepio pela espinha até os braços, os movimentos continuaram por alguns segundos e foram diminuindo até pararem por completo. Comecei a procura-los por toda a barriga e não consegui mais senti-lo. Posso dizer que foram os segundos mais emocionantes de toda a minha vida. Ontem finalmente me senti grávida de verdade. Parece mentira, mas por mais que eu veja a barriga crescer, o exame de sangue positivo, o bebê na ultrasson e todo o resto que envolve o inicio da gestação, somente ontem me senti realmente grávida. Sentir o movimento, por mais suave que tenha sido, fez a ficha cair, e me fez perceber que realmente há uma vida dentro de mim.
Tirei o moderador de comentários, agora qualquer pessoa poderá comentar no bloguinho....

Nenhum comentário: