terça-feira, 27 de outubro de 2009

Faltam 32 dias

Ontem:
Dia difícil.
Já acordei com dores, e sentindo umas pontadas na perseguida.
Pesquisei na net algo sobre dilatação e nada fala sobre estas pontadas que senti, não me preocupei muito por que uma hora ou outra vai mudar alguma coisa lá em baixo mesmo.
Fui “trabalhar” e conforme o dia foi passando as dores foram aumentando.
Almocei e as dores continuaram, então fui embora mais cedo do serviço.
Cheguei em casa deitei, mas não havia posição que fizesse a dor passar.
Fiquei rolando com a dor e depois de sofrer por quase 3 horas, desabei a chorar.
Finalzinho cansativo de gravidez viu, me sinto tão frágil, tão sozinha e desprovida.
Ai como eu quero o colo da minha mãe. Ai como eu quero uma empregada 24 horas por dia.
Ai como eu quero ficar em casa.
Imaginei tudo muito diferente para o finalzinho da gestação, e por estas e outras que não ficarei grávida novamente antes que eu tenha condições financeiras de bancar uma empregada, babá, governanta, o que seja para me amparar.
Como se não bastasse as ansiedades naturais da aproximação do parto ainda preciso passar o tempo me preocupando com os afazeres domésticos dos quais eu não dou conta mais!
Na verdade acho que criei expectativas demais para a gravidez, e de certa forma foi bom descobrir que não se deve criar expectativas com nada. Achei que as pessoas agiriam diferente, que eu agiria diferente, que o Luis agiria diferente e na verdade, sou só eu mesma que mudei, o restante continua da mesma forma.
Não estou reclamando, só estou querendo dizer que não estava tão preparada como eu achei que estivesse. Não havia pensado em alguns detalhes fundamentais.
Daqui alguns dias o Matheus estará com a gente, não vejo a hora.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Estamos na 36ª Semana - Faltam 33 dias

O comprimento do bebê está em torno de 34cm, com peso de 2750g.
Ao se mexer, espreguiçar ou trocar de posição, o bebê, conseqüentemente, desalinhará sua barriga. Nessas situações, será possível identificar o bracinho ou então a perninha da criancinha.
Por volta da 36ª semana, o bebezinho começa a diferenciar que ao dia a movimentação da mamãe é mais intensa que à noite.
Para garantir a saúde materno-infantil, as consultas médicas a partir de agora se tornam semanais.
É comum a realização de um exame chamado cardiotocografia anteparto ou monitoragem fetal, feito semanalmente, cujo objetivo é avaliar o bem estar fetal.
A ansiedade e alteração de humor nessa fase são muito grandes. A expectativa quanto ao parto e se o bebê vai nascer bem são as maiores dúvidas.
O útero está bem abaixo das suas costelas.

Fim de semana:
Fim de semana quente só pra variar.
Meu resfriado ainda não passou, mas sinto uma considerável melhora.
Não estou suportando mais as dores embaixo da costela e não ter mais posição para ficar.
Não dá pra ficar em pé, sentada, ou deitada... qualquer uma das posições gera uma dor diferente, o que faço é escolher a dor que quero sentir em determinados momentos.
Estou muito irritada, com pequenas coisas que têm acontecido, que acumuladas viram um coisão.
As pessoas não parecem entender que o que eu sinto não é frescura, é dor mesmo.
Dói joelho, dói costela, dói coluna, dói as cadeiras, dói e muito...
Mas acho que o pior não é a dor, é depender dos outros pra tudo. E ficar sujeita a ouvir comentários que ninguém merece. O pior é saber que depois que o Matheus nascer, vou ficar ainda mais dependente por um período. Tenho vontade de chorar!!!!! Pra variar um pouco!
Posso dizer que serão 2 longos meses, até que eu possa me virar sozinha.
Não posso dirigir, não agüento andar a pé, não consigo lavar louça, pegar um lixinho no chão, passar roupa, estender roupa no varal, até levantar da cama ou sofá é difícil.
A casa virando um chiqueiro! Aí tem sempre um que diz que eu não posso se preocupar com isso... mas quem não se preocupa em viver numa casa imunda?
To realmente exausta, e realmente não agüento mais, daqui até o dia 28 parece existir 1 ano de intervalo... e quando digo isso perto de alguém, as pessoas me olham como se estivesse cometendo um pecado.
Como é que eu poderia me sentir bem?
E pra tudo ajudar descobri uma fonte até então desconhecida de estrias nas minhas nádegas.
Enquanto desfilava linda maravilhosa com minha barriga reluzente sem nenhuma estria, elas se acumulavam onde o acesso do espelho é restrito.
Fiquei desconsolada ao ver aquele acumulo de lombrigas vermelhas riscando a minha “linda” poupança!
Bem, não posso reclamar muito, pois até que elas se localizaram estrategicamente onde o biquíni tampa, não serão incomodo, a menos que resolva usar fio dental... o que não vem ao meu caso.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Na contagem regressiva – Faltam 37 dias

A partir de hoje farei breves resumos dos últimos dias de barrigão.

Ontem:
Dia tranqüilo! Nenhuma dor adicional além das que eu já tenho sentindo.
“Trabalhei”, entre aspas por que como não tenho conseguido ficar muito tempo na produção meu serviço tem sido mínimo, o que é ruim e bom. Ruim por que o dia custa a passar, bom por que estou ficando expert em pesquisas na internet.
Um dia muito quente, meus pés ficaram parecendo batata amassada.
A tarefa de subir o morro lá de casa tem se tornado cada dia mais difícil. Chego em casa com falta de ar!
Finalmente chego em casa e coloco minha pernocas para o ar e faço caricias na minha barrigona, o Matheus retribui com chutes e mais chutes na costela, na bexiga onde pegar. Continua muito quente, e por causa de um resfriadinho a toa não posso ligar o ventilador. Assisto Os Simpsons, CSY Miami e resolvo ir assistir a novela na cama.
23h00 e não consigo dormir, muito calor, minha nuca fica molhada, e o Matheus não deixa mais eu dormir virada para o lado esquerdo.
Consegui cochilar, acordo 00h00 e estou ensopada de suor, e não posso ligar a po... do ventilador.
Vou ao banheiro, tento deitar do lado esquerdo, e o Matheus não deixa, to sentindo câimbras no braço direito, resolvo sentar e assistir um pedaço do programa do Jô. Consegui cochilar mais um poquinho, não olhei que horas eram quando acordei só sei que passava um filme bizarro no intercine. Idas ao banheiro, e o Matheus não deixa eu virar para o lado esquerdo. Muito calor, minha roupa gruda no corpo... me sento na cama tonta de sono.
Desligo a televisão e durmo mais um pouco. Acordo mais uma vez, vou ao banheiro e volto a deitar, agora o Matheus deixa eu virar para o lado esquerdo durmo mais um pouco, são 05h00 quando acordo pela ultima vez para ir ao banheiro, volto e durmo até as 06h00 e acordo para trabalhar.
Resumo: Dia tranquilo + Noite mau dormida, olheiras gigantes, mau humor e muito muito calor.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Estamos na 35ª Semana – Faltam 38 dias

O comprimento do feto chega a 33cm e seu peso a 2550g.
A partir dessa época, os pulmões produzem uma substância chamada surfactante, que faz com que eles sequem e deixem de ser imaturos.
O bebê nessa semana já pode "descer", deixando a barriga mais baixa. Devido ao ganho de peso, ele já é um bebê "gordinho".
Como o bebê "desceu", ele não pressiona tanto os seus órgãos e você respira melhor, mas pode sentir dores na parte inferior da coluna.
Seu bebê escuta desde cedo e reconhece a voz da mãe mesmo dentro da barriga.
Converse muito com seu bebê, diga o quanto ele é querido e amado por você e pelo papai. O bebê sente todo esse carinho e fica mais tranqüilo.


Ontem tive consulta, em resumo engordei 4 quilos e estamos super bem.
Fim de semana tranqüilo, fizemos uma visitinha rápida ao PS por conta de gases acumulados na minha barriga, e eu jurando que era o Matheus querendo sair. Nada que um Luftal não resolvesse.
Domingo passei o dia com meus pais, comendo e descansando, e segunda feira, feriado de Pouso Alegre passei o dia vegetando no sofá.
O médico disse que a partir do dia 1º de novembro já posso recorrer a licença maternidade, no entanto nossa próxima consulta é para o dia 11, tendo uma US antes, no dia 06. Vou tentar agüentar até o dia 11 e só então pedir a licença.
Esta noite foi trash, tive que dormir boa parte da noite sentada. Isso por que inventamos de comer esfirra a noite e fiquei entupida aí era só deitar e sentia refluxo. A solução foi encher a cama de travesseiros e dormir bem inclinada. Preciso comprar algumas coisinhas que ainda estão faltando, como o kit farmácia, kit de mamadeira, travesseiro etc. Mas chega sábado, dá uma preguiça de ir no centro.
Tirei umas fotos da barriga neste fim de semana, amanhã vou posta-las aqui.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Estamos na 34ª semana – Faltam 46 dias

A medida do bebê nesta fase é de 32cm com peso em torno de 2300g.
A pele do bebê está lisa devido ao ganho de peso. O sistema imunológico evolui.
Na 34ª semana de gravidez, o bebê se prepara para o parto. Apesar dos ossos já estarem fortificados, os do crânio não estão conectados, que é para facilitar a sua passagem pelo canal vaginal na hora do parto.
Nessa fase, a mamãe deve continuar sentido contrações indolores chamadas Braxton Hicks, conhecidas como falso trabalho de parto. Só preste atenção se for mais que quatro contrações por hora durante o descanso, pois podem ser sinal de parto prematuro.

E o momento se aproxima, minha barriga toma os formatos mais estranhos, hora está pontuda, hora está torta, hora está com cheia de caroços. O menininho não tem posição, assim como a mamãe também não tem mais posição.
Ele se encaixa debaixo das costelas ocasionando uma tremenda dor, ele pisa na minha bexiga, ele me cutuca de todos os lados, e o papai não pode colocar a mão na minha barriga que ele fica paradinho, da a impressão que a mamãe mente pra chamar a atenção do papai. Eita menino espuleta.
A mala da mamãe já está prontinha pra qualquer emergência, a do bebê já está quase pronta. Ontem aproveitei o feriado para lavar as roupinhas e haja prendedor. Hoje pretendo passa-las, se der coragem.
Começo a ficar preocupada em ficar sozinha em casa, o jeito é separar uma graninha e o cartão com o numero do Táxi para qualquer eventualidade.
A parte mais difícil desta fase da gestação está sendo trabalhar. Pois com esse calor já acordo com os pés inchados, e durante o dia fica difícil arrumar um cantinho pra deitar e colocar as pernas pro ar. No entanto, ao mesmo tempo que é ruin, é bom.
Por que o dia passa rapidinho e tenho sempre bastante gente pra conversar. Semana que vem, dia 20, tenho consulta PN, já estarei entrando no ultimo mês. Quem sabe já marcamos a cesárea.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Estamos na 33ª Semana – Faltam 51 dias.

O bebê está com 30cm de comprimento e 2000g de peso.
Acontecem preparações para o bebê viver fora do útero, como o armazenamento de ferro em seu fígado.
Paralelamente, ele continua com movimentos respiratórios como inspirar o líquido amniótico. O lanugo desaparece.
Como o bebê está pressionando seus órgãos, o melhor a fazer é ir mais vezes no banheiro e comer mais vezes ao dia em pequenas quantidades.
Se sentir dores fortes, contate imediatamente seu médico.


Ontem foi o chá de fraldas da fábrica, e ka entre nós, fiquei realmente decepcionada com a falta de consideração das pessoas comigo. Digo comigo por que em outros chás que já participei foi bem diferente.
E olha que definitivamente não sou anti-social, não sou de ficar amaciando muito o ego das pessoas isso é uma verdade, no entanto tenho bom relacionamento com todo mundo, talvez isso por si só já explique que trabalho num ambiente onde as pessoas precisam muito de ter seu ego acariciado nem que seja com falsas demonstrações de carinho.
No entanto, surpreendentemente não fiquei triste, fiquei revisando meus conceitos sobre a forma de tratar as pessoas, e percebi que não há problema nenhum na forma como eu lido com elas no meu ambiente de trabalho. O problema está na forma como elas gostariam de ser tratadas e que muitas vezes não estou disposta a fazer. Percebi que as pessoas que realmente se importam comigo são as que eu realmente me importo também. Somente uns 3 ou 4 que eu realmente não imaginava que fossem me tratar com tamanha desconsideração.
Mas bola pra frente, é assim que é a vida. Outra coisa interessante pude perceber é que diferentemente de outros chás que participei, só ganhei fralda de marca boa. Isso significou muito pra mim, já que isso demonstra que eu mereço que se gaste um pouco mais em vez de se pegar a 1ª fralda em promoção na prateleira do supermercado.
Tirando esse pequeno inconveniente, essa semana foi bem mais tranqüila, embora tenha tido mudanças repentinas de humor e esteja com os sentimentos bem a flor da pele, o Matheus mexe remexe, vira e desvira como se minha barriga fosse seu parquinho de diversões, mas também né, coitadinho, se eu com todo meu espaço sinto desconfortos para dormir, ou falta de posições para algumas atividades, imagine ele todo dobradinho dentro da barriga, que embora grande não tem espaço suficiente pra ele se esticar.
Todo dia eu fico namorando seu quartinho, suas roupinhas, sentindo o cheiro de cada pomadinha, shampoo, sabonetinho. Tudo feito e escolhido com tanto carinho.
Há se ele soubesse!!!