quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Estamos na 32ª Semana – Contagem regressiva faltam 60 dias

O comprimento do feto é de aproximadamente 29cm e seu peso é de 1800g.
O bebê já está bem parecido com que será quando nascer. O corpo está todo proporcional. As conexões do cérebro sempre mais complexas. A audição mais aguçada.
Movimenta-se cada vez menos por causa do espaço que tem dentro do útero, mas você sente os movimentos bem fortes.
O ganho de peso acelerado do bebê reflete diretamente no peso da mamãe. Agora seu útero está a 12cm acima do umbigo.
As contrações uterinas fisiológicas, que preparam o útero para o trabalho de parto, podem ser percebidas.
A partir de agora, as suas consultas pré-natais devem ser quinzenais, pelo risco de surgimento de patologias como a pré-eclâmpsia (Pressão arterial ³ 140x90, associada a edema e à presença de proteínas na urina) e o trabalho de parto prematuro. Por isso, devem ser novamente solicitados o hemograma, exame de urina e de sífilis.


É o nosso menino ta chegando, está quase tudo preparado para a sua chegada.
O menininho ta doido pra sair deste lugarzinho apertado e conhecer seu quartinho especialmente preparado.
Mas ele vai ter que agüentar mais um pouquinho, já que faltam alguns detalhes para serem acertados até sua chegada.
A mamãe já não dirige mais, por isso fica cada vez mais difícil “agilizar” as coisas que ainda faltam preparar.
Semana que vem o pessoal da fábrica vai fazer um chá de fraldas, são esperadas cerca de 70 pessoas, se assim acontecer não vou precisar me preocupar com fraldas por uns 5 meses. PUXA!!!

As preocupações e dúvidas surgem de enxurrada na minha cabeça. Tento não me ater muito a elas e levar esta experiência o mais light possível. Afinal de contas ter um filho não é uma coisa que você consegue desfazer e refazer se algo der errado. Acredito que o que é realmente importante é tentar entregar sempre o melhor de nós. Que eu vou cometer vários erros no decorrer da criação do Matheus isso é uma certeza, mas mãe não erra de propósito, mãe erra sempre tentando acertar.
Não existe um exemplo perfeito de mãe, assim como não existe um filho perfeito.
Somos seres humanos dotados de qualidades e defeitos. O que não é nenhuma novidade pra ninguém!
Vejo isso pela minha própria mãezinha com dois filhos tão diferentes criados basicamente da mesma forma.
Ser mãe, não é uma coisa a ser aprendida ou ensinada e sim para ser vivida.
Uma coisa é certa de se afirmar que o simples fato de gerar um filho muda e muito a perspectiva que olhamos para nossa mãe. Hoje sou capaz de entender certos momentos antes indecifráveis vividos na minha relação filha e mãe. Consigo entender seus medos e seus erros sempre tentando acertar.
E mais do que nunca me arrependo de cada vez que disse não, ou respondi de forma ríspida pra ela.
Penso e sou até capaz de sentir o quanto isso doeu no seu coração. Não me considero uma filha má, mas com certeza fui cruel em alguns momentos.
Há tantas coisas que não sei sobre ser mãe e talvez nunca as saiba.
Sei que vai ter muita gente querendo dar “pitaco” depois que o Matheus nascer, e decidi por ouvir atentamente cada conselho, no entanto quanto a acatar ou não estes conselhos, vou deixar por conta do meu coração. Que sendo ou não experiente no assunto, já deixou de ser coração de filha e passou a ser coração de mãe! E como diz o velho dito popular, a mãe pode até errar, mas coração de mãe não!

O quartinho já ta ficando a cara do Matheus (lindo).

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Estamos na 31ª Semana - Fotos inéditas do Matheus...

A medida do feto essa semana é de 28cm e já pesa 1600g.
A estrutura óssea do bebê se fortalece. A íris que era opaca torna-se colorida. Agora o crescimento irá diminuir, o bebê ganhará peso. Conforme o bebê vai crescendo e precisando mais de espaço dentro do útero, o líquido amniótico diminui.
Nessa fase de gestação, a mamãe ainda vai sentir dores nas costas, pois os músculos de sustentação começam a contrair e relaxar.
O útero está a 11cm acima do umbigo. Dormir de maneira agradável fica cada dia mais difícil. Está chegando o dia!


Fim de semana sem muitos atropelos, cansativo como todos os dias, estou inchando bastante, principalmente os pés.
Não consegui converter o video da ultrasson, mas consegui capturar algumas imagens.

Aqui podemos observar o peruzinho do Matheus... Se levarmos em consideração a proporção do seu dote comparado as suas coxas chegaremos a conclusão que ele levará a mulherada a loucura. :-)
Logo abaixo veremos o rostinho do meu principe...

Lábios grossos, nariz bem contornado, já tô até ouvindo o telefone tocando com a mulherada atrás dele.... ai ai ai.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Ser grávida - Parte 2

Agora falta pouco mais de 2 meses para o Bebezinho chegar e do 5º mês para cá muitas coisas aconteceram.
Se você pensa em ficar grávida ou está no inicio da gestação, vai aí um conselho valiosíssimo, acredite sempre que o seu médico disser que você não pode engordar muito durante a gestação, pense nisso não só pelo fato de ficar mais fácil voltar ao seu peso depois do parto, mas pelas dificuldades que engordar muito vai te trazer mais pro final da gestação.
Digo isso por experiência própria, já que engordei 18 quilos até o momento.
O excesso de peso incomoda muito em todos os sentidos, citarei aqui apenas os problemas mais críticos:

1º Dor – Dói tudo quanto é junta que existe abaixo do quadril.
2º Assaduras – Devido ao atrito entre as pernas no simples caminhar forma-se dolorosas assaduras;
3º Alto estima baixa – O espelho se torna seu pior inimigo, é pelanca pra todo lado, abaixo do queixo, nos braços e nas pernas, fora as dobrinhas que se formam na sua antiga cintura.
4º Suor excessivo – O suor contribui para o agravamento das assaduras.
5º Cansaço excessivo – Já é normal a gestante sentir mais cansaço, agora gestante gorda se sente ainda mais cansada.
Dentre outras coisas, como aparecimento de estrias, celulite e vasinhos.

Nesta etapa da gestação começamos a conferir o que ainda falta para a chegada do bebezinho e percebemos que ainda falta muita coisa pro bebê e principalmente nos lembramos que nos esquecemos que também vamos para a maternidade e para isso precisamos montar nossa malinha com absorventes gigantes, cinta pós parto, camisola e soutien para amamentação, dentre outras coisas.
Ironicamente, dormir se torna uma tarefa cansativa, chego a duvidar se tentar dormir é realmente necessário já que não há meios de ficar confortável. Só podemos deitar de lado por um motivo muito óbvio, com a barriga muito grande não podemos deitar nem de bruço nem de barriga pra cima,de bruço é por uma razão obvia e de barriga pra cima por que o peso da barriga aumenta ainda mais a pressão sobre os nossos órgãos e ficamos com falta de ar, aí só nos resta deitar de lado, deitamos de lado, aí quando estamos no momento mais doce do sono tipo meia hora depois de deitarmos, o braço começa a doer, isso quando ele não adormece, aí o jeito é mudar de lado, que já é uma luta. Como já era de esperar o mesmo acontece com o outro lado também e assim ficamos a noite toda virando de um lado para o outro, mas se fosse só isso a gente até que “se virava”, entre uma virada e outra vem a vontade de ir ao banheiro, se você não retém liquido assim como eu, pode incluir pelo menos 5 idas ao banheiro em 8 horas de “sono”, ir ao banheiro não é mais tão fácil como no inicio da gestação, pois a gente se cansa (de verdade) para levantar da cama, caminhar ao banheiro, sentar no vaso, levantar do vaso, caminhar ao quarto, e deitar na cama. Movimentos simples como estes parecem durar para sempre. Aí você pensa ... Finalmente vou dormir!!!.. que nada! O bebê parece achar que fazemos toda essa maratona só para perturbar ele, e da forma que somente ele sabe fazer, resolve chutar a mamãe, e os chutes dele nessa etapa já não são tão bonitinhos, são doloridos e se não bastasse tudo, ainda temos que ficar fazendo carinho na nossa barrigona para ver se ele se acalma e então começamos tudo de novo.
Cheguei até a questionar certas teorias cientificas, já estamos cansados de saber que a força da gravidade puxa tudo para baixo, mas na gravidez isso chega a ser conspiração, tudo tende a cair. Só pelo simples fato que pegar coisas no chão exige um esforço imenso.
O dia passa a ter mais que 24 horas, mesmo nos finais de semana.
O km passa a ter mais que 1000 metros quando temos que caminhar.
E a sensação térmica é muito maior.
Já me alertaram que daqui pra frente tudo tende a piorar. Fazer o que né?


Olha eu aí!!!! :-)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Estamos na 30ª Semana - Pesada, muito pesada.

A medida do bebê deve estar em torno de 27cm e seu peso 1350g.
O bebê já passa a ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. Nas menininhas, o clitóris está bem à vista, pois os pequenos lábios ainda não o cobriram.
Nesse terceiro trimestre, o bebê precisa de muitos nutrientes. Faça uma alimentação saudável.
A mamãe poderá sentir-se incomodada ao dormir. A posição ideal é deitar-se do lado esquerdo, porque exige menos esforço e facilita a circulação placentária.


Semana passada fizemos a US 4D, mas o danadinho só ficava de costas e não deu pra ver o seu rostinho.
Amanhã repetiremos o exame e vamos ver se dessa vez ele deixa a gente ver sua carinha. Mas deu pra ver os pés, as pernas, as mãos e o saquinho dele hehe. Ele também está acima do peso “normal”, está com 1650g cerca de 300g acima do peso considerado normal para esta fase da gestação. Se continuar se desenvolvendo assim ele deverá nascer com o peso bem próximo aos 4 kilos.

O quartinho já está na sua fase final, mas ainda temos que comprar muitas coisas.
Voltei a trabalhar hoje e estou perdida depois de 20 dias fora.

O pequeno grande Matheus meche muito, e seus chutes estão cada vez mais fortes. Estou fazendo dieta com acompanhamento da nutricionista e já tenho sentido os resultados, meu rosto está mais fino e não engordei mais nenhuma grama nos últimos 15 dias.
Estou inchando um pouco, mas não tenho retido líquido, muito pelo contrário, tenho gastado cerca de 5 rolos de papel higiênico por semana, devido as tantas idas ao banheiro. Para dormir tenho sido um pouco complicado, por que tenho que me acomodar de lado, e dói um pouco o ombro, por ficar nesta posição. Comecei a usar calçados sem meia, por que já não consigo colocar meias sozinha.
Quartinho do Matheus quase pronto.

domingo, 6 de setembro de 2009

Estamos na 29ª Semana

O comprimento do bebê esta semana é de 26cm e seu peso de 1250g.
O bebê muda de posição constantemente, adora brincar com o cordão umbilical. Que espuleta, já gosta de brincar! A pele enrugada já desaparece por causa da camada de gordura e está avermelhada.
Mesma situação encontra-se o sistema nervoso central, também bem desenvolvido e já permite que o bebê controle sua temperatura a partir do nascimento.
O colostro pode sair do seu peito, com uma aparência amarelada. Seus pés estão maiores. Dessa forma, use calçados confortáveis.
Nesse período, é comum a mãe começar a ficar ansiosa para o término da gravidez. Há um aumento na secreção vaginal.

Esta semana foi sem duvida alguma uma vitória, já que não engordei mais.
A fabrica afastou as gestantes, e fiquei sem internet por isso não há postagens sobre a 28ª semana.
O quartinho já está quase pronto, e já não falta tanta coisa do enxoval.
Estamos muito bem, o Matheus mexe bastante e as vezes não deixa a mamãe dormir. Por mais que seja ótimo estar em casa descançando, arrumando tudo para a chegada do Matheus e ainda sem mais preocupações com a gripe suína sinto falta do trabalho.