segunda-feira, 29 de junho de 2009

Entramos na 19ª Semana

Estamos quase na metade da gestação, olha só como está nosso baby.


O comprimento do bebê deve variar entre 13 e 15cm e pesar 200g.
Nessa fase de gravidez, os sistemas circulatório, digestivo e urinário funcionam integralmente. O bebê muda de posição e responde a estímulos externos como luz e som.
Os dentes começam a se desenvolver. Nessa semana (ou na próxima) já é hora de fazer um outro ultra-som, o morfológico, para ver tamanho e peso do bebê, idade gestacional e verificar como está coração, placenta e cordão umbilical.
O peso extra pode afetar na postura da mulher que já não fica com a coluna ereta, causando dores. Use sapato baixo e tome banhos quentes para aliviar as dores.


No link abaixo você poderá montar seu bebê a parti de características básicas suas e de seu parceiro. Tente é no mínimo engraçado.




Com base nessas informações vejam duas das muitas possíveis versões da Lorena e do Matheus.

Hehehehe

Lindos não? :-)

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Chegando ao final de mais uma semana...

Não consegui sentir mais nenhum movimento do bebê, as vezes sinto que ele se encaixou próximo a bexiga, por que sinto que tem algo pressionando a bexiga, parece vontade de fazer xixi, mas quando sento no vaso não sai nada.
Os palpites quanto ao sexo continuam. A grande maioria vota em menina, por causa do formato arredondado da barriga, mas terça-feira todo o suspense deverá terminar.
Quanto as mudanças físicas, de uma hora pra outra a barriga espichou pra frente e o Luis diz que agora não importa a roupa que eu coloque pareço finalmente grávida.
Também né? Quase na metade da gestação a barriga tinha que aparecer. Vou colocar uma foto dela aqui.
Já tenho procurado cores de tinta para o quartinho, no site da suvinil tem uma dica de realizar a pintura com efeito patina que fica show. E não é difícil de fazer.
As dores na coluna estão amenas, somente no final do expediente que sinto ela dar umas fisgadas, mas as noites têm sido tranqüilas. Exceto pela falta do meu maridinho.
Impressionante a relação de dependência que se forma entre os casais, tudo na minha rotina mudou desde que ele não esta aqui. (Ou quase tudo).
Só hoje me dei conta que desde terça feira não ligo a TV da sala. Já que tenho me trancado no quarto logo cedo. Antes de ontem fui ao supermercado comprar algo para jantar e tudo que eu olhava não rolava fazer só pra mim. Conclusão, comprei ½ dúzia de pão de queijo e um pacote de doritos. De sobremesa tomei um Activia. L
E a questão toda nem é ficar sozinha em casa, e sim ficar sem ele por um período tão longo. Imagino que para ele deve ser um pouco mais fácil, já que o momento dele é tudo novidade. Me lembro de quando fui pra Manaus parece que não foi “tão difícil” ficar uma semana longe quanto esta sendo agora.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Entramos na 18ª Semana – Estamos por conta própria.

O bebê mede entre 12 e 14cm e pesa quase 150g.
Ele escuta seus batimentos cardíacos e os barulhos que o sangue faz ao correr pelo cordão umbilical e um pouco mais para frente escutará tudo o que a mamãe falar.
As retinas se tornam sensíveis à luz e os ovários das meninas já estão diferenciados. O ideal é que a mamãe tenha ganhado cerca de uns 5kg.
Os movimentos do bebê serão sentidos mais fortes. O útero está 2 cm abaixo do umbigo.

Final de semana tumultuado, tudo começou na quarta feira com o inicio o inicio de dores nas costas, mais especificadamente no cóccix, a noite mal consegui dormir, e ao acordar na quinta feira nada havia melhorado.
Fui ao médico que me disse que era normal, que o corpo estava sofrendo mudanças, e que a postura e principalmente o frio influenciavam muito nisso. Ouvi meu bebezinho e está tudo certo com ele.
Resumindo, me deu 2 dias em casa, muita cama, compressas de água morna e Tylenol.
Não senti nenhuma diferença, no entanto continuo seguindo as recomendações, ele me pediu para ir no médico de dor, mas consegui marcar a consulta só para a semana que vem.
Fomos para Monte Sião, conhecer a nova morada do Luis, uma cidadezinha agradável mas caríssima de se morar.
Sábado a noite foi o terror, houve a revolta das baratas, passamos o dia na minha sogra, chegamos em casa por volta das 20h00 e havia barata pra todo lado. Nunca vi tanta barata, corremos no mercado compramos uns 300,00 em veneno, trancamos a Meg e a Liza dentro de casa, e lá fomos nós exterminar as baratas. Foi a maior chacina de baratas já vista na região, por volta das 22h00 terminamos a matança recolhemos os corpos e fui dormir sonhando com as baratas se esperneando.
Acho que alguém detetisou a casa naquele sábado e as malditas foram se refugiar na minha casa.
E domingo o Luis foi pra BH fazer o curso do Banco, chorei tudo que tinha direito, não consegui me controlar. Afinal de contas desde que estamos juntos nunca ficamos tanto tempo separados e agora nos veremos só nos finais de semana. Ontem foi nossa 1ª noite sozinhos em casa, até que foi tranqüilo, 20h00 me tranquei no quarto e fiquei assistindo jornal.
As dores nas costas parecem estar melhorando, parei com o tylenol e com as compressas que de nada estavam adiantando, e parece que agora sim ta parando de doer. É claro que estou prestando mais atenção na minha postura no trabalho e também em casa, isso deve estar ajudando.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Estamos na 17ª Semana – Os primeiros movimentos.

Com 100g, o bebê agora mede 12cm.
Uma camada de gordura subcutânea (tecido adiposo) se forma para controle de temperatura do bebê, mas a pele continua translúcida.
O bebê boceja e já tem impressões digitais. A barriga da mamãe está bem arredondada. A partir dessa semana é possível sentir o bebê mexer.
Devido ao aumento da pressão sanguínea, poderá haver sangramentos em gengivas e nariz da mamãe. Não se assuste.

Mudanças físicas continuam a ocorrer, meus airbags estão cada vez mais insustentáveis.
Ontem tive que comprar um sutiã com sustentação, por que até minhas costas começaram a doer. Fico me imaginando mais pro final da gravidez e tenho medo de não caber mais em roupa nenhuma.

Ontem senti o bebê pela 1ª vez, todas as noites antes de dormir eu fico quietinha deitada na cama com as mãos abraçando o útero a espera de algum movimento. As vezes alguns gases passam por ali, mas nada que me fizesse acreditar que os movimentos eram do bebê. Mas ontem eu tive certeza que não eram gases.
Eu estava deitada com as mão na barriga já faziam alguns minutos, estava com os olhos quase fechados e foi quando eu senti, uma série e pequenos movimentos que se confundiam com as batidas do meu coração, me concentrei nos movimentos e tive a certeza de que era o meu bebê. Me subiu um arrepio pela espinha até os braços, os movimentos continuaram por alguns segundos e foram diminuindo até pararem por completo. Comecei a procura-los por toda a barriga e não consegui mais senti-lo. Posso dizer que foram os segundos mais emocionantes de toda a minha vida. Ontem finalmente me senti grávida de verdade. Parece mentira, mas por mais que eu veja a barriga crescer, o exame de sangue positivo, o bebê na ultrasson e todo o resto que envolve o inicio da gestação, somente ontem me senti realmente grávida. Sentir o movimento, por mais suave que tenha sido, fez a ficha cair, e me fez perceber que realmente há uma vida dentro de mim.
Tirei o moderador de comentários, agora qualquer pessoa poderá comentar no bloguinho....

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sentimentos de uma grávida!!!!

Parece que ninguém entende os sentimentos de uma grávida. Até mesmo aquelas que já foram gestantes por diversas vezes insistem em não entender nossos sentimentos e expectativas.
Será que um dia, quando minha filha, minha amiga, minha nora, minhas cunhadas estiverem grávidas insistirei em não “respeitar seu sentimentos de grávida”?
É claro que eu tenho consciência que eu como grávida estou mais sensível, mais carente e consequentemente mais chata. (E olha que isso é possível sim!!)
Mas tem horas, queria poder gritar que “POXA DÁ UM TEMPO MEU!” afinal de contas sou uma grávida de 1ª viagem, mas nem por isso preciso ser tratada como uma adolescente.
Por esta razão, amigos, amigas e parentes resolvi esclarecer 10 coisas sobre meus sentimentos e pensamentos, neste momento de gravidez!.

Dicas importantes: Quer dar dicas sobre como ser uma boa mãe, tudo bem pode dar, ficarei muito feliz. Todo e qualquer conselho será ouvido, agora seguir ou não ficará a meu critério portanto não fique chateada (o) nem me critique se me ver fazendo completamente o oposto.
2º O sexo do bebê: Quer fazer bolão sobre o sexo do bebê, fique a vontade afinal de contas qualquer palpite que você der tem 50% de chance de estar certo, por que não tentar?(É até divertido). Só não tente me convencer que aquelas suposições como o teste da aliança, o teste da colher e do garfo, o formato da barriga ou como meu corpo tem se comportado a gestação são métodos infalíveis para detecção do sexo do bebê. (E se você acertar, não tente me convencer que você acertou por causa de qualquer um dos testes mencionados acima).
3º Preferencias da mãe: Ainda sobre o sexo do bebê, é verdade quando digo que ficarei muito feliz com o que Deus decidiu me deixar conceber, quando chamo meu bebê de ele ou ela no calor da conversa não quer dizer absolutamente nada. Como sempre digo, desejo que se for do sexo masculino seja homem, e se for do sexo feminino seja mulher, só não desejo que ele (a) mude de idéia no meio do caminho. Hehehe
4º Mudanças físicas: Sim, estou gordinha mesmo, estou grávida, o que mais que você queria? Que eu estivesse magérrima?
5º Cuidados com a alimentação: Quando eu estiver com fome, vou comer. Independente de onde ou com quem eu esteja, se estivermos esperando o presidente ou o papa e eles atrasarem, vão comer sem minha presença por que não vou esperar mesmo.
6º Cansaço e indisposição: Quando eu disser que estou cansada, que quero ir pra casa ou pra cama, não é frescura, e mesmo que fosse não insista pra eu ficar ou esperar, ou qualquer coisa que não seja o que eu queira, já não gostava disso antes de ficar grávida, agora então gosto menos ainda.
7º Habitos da mãe: 20h30 é meu horário de ir dormir, qualquer contato após esse horário vai me irritar com certeza.
8º Momento do parto: Este item é especialmente para a família. O Luis será o único membro da família permitido a estar comigo na hora do parto (isso por que acredito ser um direito de pai) se ele não quiser, ou não puder estar lá, ninguém (ninguém mesmo) irá substituí-lo, não adianta insistir.
9ª Quartinho do Bebê: Que me encher de presentes do seu gosto? Vou amar! De verdade mesmo. Mas o enxoval e o quarto do bebê quem vai montar somos Eu e o Luis. (Pode palpitar, mas mais uma vez não fique chateado (a) se eu não seguir seu gosto).
E por ultimo e não menos importante, diria que o mais importante de todos.
10º A escolha do nome: Se for menino vai se chamar Matheus, se for menina vai se chamar Lorena. Quer dar palpite sobre nomes que você acha lindo, pode dar, não me importo. Mas se você acha que qualquer um dos dois nomes escolhidos feio, isso é um problema seu e não me interessa, ficar falando isso o tempo todo, só vai me irritar. É meu 1º filho, e tenho o direito de escolher o nome dele (a) da forma que eu quiser.

Observação: Pra quem estiver lendo, se a carapuça serviu, não se chateie, mas colabora né?

quarta-feira, 3 de junho de 2009

4ª Consulta Pré-Natal

Ontem foi a 4ª consulta do pré-natal. Ouvimos o coraçãozinho do bebê, o médico me mostrou onde ele está localizado por fora da barriga pra eu poder procura-lo com as mãos.
Foi tudo muito bom, tudo muito lindo, até a hora de me pesar.
Para aqueles que não lembram, eis que segue um balanço da minha balança hehehe.

Antes de descobrir a gravidez: 63 kilos
1ª Consulta dia 23/03/2009 : 64,1 Kilos
2ª Consulta dia 03/04/2009: 66,4 kilos
3ª Consulta dia 04/05/2009: 66,8 kilos
4ª Consulta dia 03/06/2009: 69,7 kilos
Balanço geral: 6,7 kilos em 14 semanas.

O que ia indo razoavelmente bem, virou um tremendo desastre, o meu médico quase me matou, perguntou o que foi que aconteceu que eu engordei tanto, que o normal é de 700 gramas a 1 kilo no máximo por mês.
E eu tentei explicar, que os enjôos se foram, que eu sinto muita fome. E outra coisa, o inverno chegou né?
E ele me indicou fazer hidroginástica, caminhada e principalmente pegar um dieta especifica com uma nutricionista, e eu pensei... Mas amanhã (hoje) é quarta feira da feijuka. Você tem noção, do que é a quarta feira de feijuka? E enquanto ele me chamava de obesa eu só pensava na feijuka.
Tá, fiquei com certeza traumatizada e vou consultar uma nutricionista, mas só amanhã que é quinta feira e não tem feijoada hehehehe!!!!

No mais segue meu ultimo ultrasson realizado no dia 15/05.
A 1ª foto é meramente orientativa como vocês poderão perceber.
Nesta data eu estava de 12 semanas. E agora meu baby já não é mais um embrião, ele já é chamado de feto.
Dados do Feto:
Medida: 5,4 cm.
Batimentos cardiacos: 167 bpm
DPP: 28 de nov 2009 (erro + ou - 5 dias)
Translucência nucal:1,53 mm (Normal)
Conclusão: Feto com boa vitalidade
Resumindo, estamos todos bem, tirando meu inicio de obesidade.
Dia 30 repito a ultrassom o médico disse que se o baby colaborar já poderemos ver o sexo.




terça-feira, 2 de junho de 2009

Conversa entre bebês!!!


- E aí, véio?
- Beleza, cara?
- Ah, mais ou menos. Ando meio chateado com algumas coisas.
- Quer conversar sobre isso?
- É a minha mãe. Sei lá, ela anda falando umas coisas estranhas, me
botando um terror, sabe?
- Como assim?
- Por exemplo: há alguns dias, antes de dormir, ela veio com um papo
doido aí. Mandou eu dormir logo senão uma tal de Cuca ia vir me pegar.
Mas eu nem sei quem é essa Cuca, pô. O que eu fiz pra essa mina querer
me pegar? Você me conhece desde que eu nasci, já me viu mexer com
alguém?
- Nunca.
- Pois é. Mas o pior veio depois. O papo doido continuou. Minha mãe
disse que quando a tal da Cuca viesse, eu ia estar sozinho, porque meu
pai tinha ido pra roça e minha mãe passear. Mas tipo, o que meu pai foi
fazer na roça? E mais: como minha mãe foi passear se eu tava vendo ela
ali na minha frente? Será que eu sou adotado, cara?
- Sabe a sua vizinha ali da casa amarela? Minha mãe diz que ela tem uma
hortinha no fundo do quintal. Planta vários legumes. Será que sua mãe
não quis dizer que seu pai deu um pulo por lá?
- Hmmmm. pode ser. Mas o que será que ele foi fazer lá? VIXE! Será que
meu pai tem um caso com a vizinha?
- Como assim, véio?
- Pô, ela deixou bem claro que a minha mãe tinha ido passear. Então ela
não é minha mãe.. Se meu pai foi na casa da vizinha, vai ver eles dois
tão de caso. Ele passou lá, pegou ela e os dois foram passear. É isso,
cara. Eu sou filho da vizinha. Só pode!
- Calma, maninho. Você tá nervoso e não pode tirar conclusões
precipitadas.
- Sei lá. Por um lado pode até ser melhor assim, viu? Fiquei sabendo de
umas coisas estranhas sobre a minha mãe.
- Tipo o quê?
- Ela me contou um dia desses que pegou um pau e atirou em um gato.
Assim, do nada. Que maldade, meu! Vê se isso é coisa que se faça com o
bichano!
- Caramba! Mas por que ela fez isso?
- Pra matar o gato. Pura maldade mesmo. Mas parece que o gato não
morreu.
- Ainda bem. Pô, sua mãe é perturbada, cara.
- E sabe a Francisca ali da esquina?
- A Dona Chica? Sei sim.
- Parece que ela tava junto na hora e não fez nada. Só ficou lá,
paradona, admirada vendo o gato berrar de dor.
- Esses adultos às vezes fazem cada coisa que não dá pra entender.
- Pois é. Vai ver é até melhor ela não ser minha mãe, né? Ela me
contou isso de boa, cantando, sabe? Como se estivesse feliz por ter
feito essa selvageria.. Um absurdo. E eu percebo também que ela não
gosta muito de mim. Esses dias ela ficou tentando me assustar, fazendo
um monte de careta. Eu não achei legal, né. Aí ela começou a falar que
ia chamar um boi com cara preta pra me levar embora.
- Nossa, véio. Com certeza ela não é sua mãe. Nunca que uma mãe ia fazer
isso com o filho.
- Mas é ruim saber que o casamento deles é essa zona, né? Que meu pai
sai com a vizinha e tal. Apesar que eu acho que ele também leva uns
chifres, sabe? Um dia ela me contou que lá no bosque do final da rua
mora um cara, que eu imagino que deva ser muito bonitão, porque ela
chama ele de 'Anjo'.. E ela disse que o tal do Anjo roubou o coração
dela. Ela até falou um dia que se fosse a dona da rua, mandava colocar
ladrilho em tudo, só pra ele pode passar desfilando e tal.
- Nossa, que casamento bagunçado esse. Era melhor separar logo.
- É. só sei que tô cansado desses papos doidos dela, sabe? Às vezes ela
fala algumas coisas sem sentido nenhum. Ontem mesmo veio me falar que a
vizinha cria perereca em gaiola, cara. Vê se pode? Só tem louco nessa
rua.
- Ixi, cara. Mas a vizinha não é sua mãe?
- é mesmo! Tô ferrado de qualquer jeito.

... CRIANÇA SOOFREE!!!!!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Estamos na 15ª Semana

Meu bebê ao fim dessa semana deve medir 103mm e pesar 50g.
Os cabelos começam a aparecer e os ossos ficam cada vez mais duros por causa da retenção de cálcio. Os braços dobram as articulações.
Através do ultra-som, é possível distinguir o sexo do bebê. Mas às vezes esse bebê "apronta" e por causa de sua posição não será possível a identificação do sexo.
A mamãe já pode localizar o bebê abaixo do umbigo tateando com as mãos. Dificilmente agora poderá esconder que está grávida, até o quadril está mais largo.

Com certeza meu quadril está mais largo, não tenho dúvidas disso. Mas ainda não consegui achar meu bebê com as mãos. Finalmente posso dizer com toda certeza que os enjôos se foram, e amanhã saberei o estrago disso na balança.
Amanhã é minha próxima consulta do Pré-Natal, hoje não estou nem um pouco animada para postar. Espero que minha inspiração volte logo.

Semana passada sonhei com minha filha. Foi um sonho muito estranho.
Lá estava eu (grávida) e o Luis em uma loja comprando coisas para o bebê, e ela estava andando junto com a gente, com a aparência de uns 3 ou 4 anos. Enquanto o Luis olhava coisas de menino, eu olhava coisas de menina, e dizia pra ele parar de olhar aquelas coisas, por que o bebê era uma menina. Acho que ele não enxergava ela comigo.
Ela era loirinha, com os cabelinhos cacheados, mas eu pouco enxergava do rostinho dela. Eu passava as mãos em seus cabelinhos macios e ela me abraçava. Hehehehe.

Arrumamos uma câmera fotográfica super moderna, com o tecnologia de ultrasson, impressionante o que esses japoneses inventam, e mais impressionante ainda é a imagem, pois dá pra ver o feto dentro do ultero.
Infelizmente tanta tecnologia só é possível em tons de cinza. Vejam a foto.


Impressionante não?